Sociedade

Município da Batalha procura quem queira gerir a Pia do Urso

8 out 2024 09:00

Durante a última Assembleia Municipal da Batalha, Nuno Santos (PSD) denunciou a falta de manutenção na aldeia histórica

municipio-da-batalha-procura-quem-queira-gerir-a-pia-do-urso
A gestão do espaço incluirá uma contrapartida financeira, afiançou o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro
Ricardo Graça/Arquivo
Inês Gonçalves Mendes

“A Pia do Urso está estragada, desgastada, sem brilho e sem encanto”. Foram estas as palavras encontradas pelo deputado Nuno Santos (PSD) para descrever o actual estado da Pia do Urso, aldeia histórica na freguesia de São Mamede, ideal para quem procura destinos turísticos de natureza.

O eleito do PSD tomou da palavra na última Assembleia Municipal da Batalha, a 26 de Setembro, para denunciar o estado do local, que considera ser uma “desilusão total para quem visita”.

“Desde a falta de manutenção, à necessidade de grandes arranjos, figuras destruídas, passadiços em mau estado, já não está preparado o passadiço nem para invisuais, nem para pessoas visuais, está muito deteriorado, não dá para pessoas de mobilidade reduzida nem para carrinhos de bebés”, lamentou Nuno Santos, ao acrescer que “falta dinamismo” naquela aldeia.

Em resposta, o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, referiu que “houve obras na estrutura” e que, depois de estas estarem concluídas, a autarquia foi procurar quem quisesse “tomar conta” do local. “Estamos a ver se alguma associação quer fazer este trabalho com uma contrapartida financeira”, admite o autarca, que assume estar “num hiato” à procura de uma entidade gestora. “Não é um assunto fácil de resolver, mas tem de ser resolvido, senão o dinheiro que se gastou lá perde-se ingloriamente”, alertou Raul Castro.