Desporto
Miguel Marques: estrela olímpica sem precisar de viajar para o Rio
Atleta de Leiria que representa a Juventude Vidigalense participou em vídeo promocional do Comité Olímpico Internacional
Usain Bolt, Michael Phelps e Simone Biles terão sido os nomes mais mediáticos dos Jogos Olímpicos que terminaram no Brasil. Na comitiva portuguesa, por sua vez, destacaram-se a judoca Telma Monteiro, o triatleta João Pereira, o canoísta Fernando Pimenta e a atleta Patrícia Mamona.
No entanto, houve outros desportistas portugueses, anónimos, que entraram em milhões e milhões de lares durante os dias da competição que se realizou no Rio de Janeiro: Estamos a falar de Shaina Mags, Francisco Belo, mas também de… Miguel Marques.
É deste rapaz de Leiria, de 21 anos, que vos vamos falar. Decorria o mês de Março quando o grupo de treino de Miguel Marques em Lisboa foi surpreendido por uma visita.
Ao Centro de Alto Rendimento do Jamor chegaram dois indivíduos que convidaram os atletas presentes a participar num vídeo de promoção do Comité Olímpico Internacional. A condição era, apenas e só, ter hipóteses muito remotas de conseguir a marca de qualificação para os Jogos Olímpicos.
Miguel Marques, especialista em salto em comprimento e triplo salto da Juventude Vidigalense, disponibilizou-se de imediato. Fez os testes e passadas algumas semanas ficou a saber que tinha sido um dos cem escolhidos para a campanha publicitária a nível mundial Juntos queremos mudar o mundo, filmada em Portugal e na África do Sul.
Consiste em quatro vídeos: Juntos, Todos os sonhos, Respeito e Fôlego. Cada um conta a história dos Valores Olímpicos e o seu papel para unir os povos através do desporto e pretendem "inspirar, emocionar e comprometer" o mundo.
Miguel Marques participa no vídeo Todos os sonhos. “Foi um dia inteiro de filmagens, de repetições. Disseram para levarmos muita roupa desportiva diferente, e escolheram o maillot vermelho, preto e branco da Juventude Vidigalense”, recordou o atleta que este ano se estreou a representar Portugal nos Jogos do Mediterrâneo.
Não são mais do que um ou dois segundos, mas Miguel surge em primeiro plano, a sprintar.
Veja o vídeo aqui.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.