Abertura

Mercearias de imigrantes trazem sabores do mundo à nossa região

20 fev 2025 19:00

À medida que diferentes comunidades ganham expressão no distrito de Leiria, tornam-se comuns as lojas de produtos típicos de outras latitudes. Alimentam o corpo e adocicam a alma de quem tem saudades de casa

Daniela Franco Sousa

Sentada numa cadeira, mesmo ao lado da caixa registadora, Odete Neves, de 70 anos, faz companhia à funcionária da loja, Vanessa dos Santos, de 26. Ambas imigrantes, naturais da Guiné-Bissau, partilham memórias sobre a sua terra natal.

Não é uma mercearia qualquer. “Se tivesse mais dinheiro, comprava tudo”, conta Odete. Chama-se África Minha, fica em Leiria, e é um estabelecimento que vende os mais diferentes géneros de produtos africanos. “Compro aqui o arroz. O nosso é diferente. É perfumado. E óleo de palma, que é bom para frituras e também para molho de peixe e carne”, exemplifica a septuagenária.

Odete veio para Portugal, onde tem família. E Vanessa tem o propósito de concluir o seu curso de jornalismo, em Coimbra. Para ambas, a loja é uma forma de matar saudades dos sabores africanos e é um cantinho de calor, para quem, como elas, ainda não se habituou ao frio europeu.

À medida que diferentes comunidades ganham expressão em Portugal, vão sendo mais comuns as lojas de produtos típicos de outras latitudes. Mais do que estabelecimentos comerciais, estas lojas são muitas vezes ponto de convívio e até de entreajuda entre cidadãos estrangeiros.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ