Economia

Entre passado e futuro, NEXXT promove debate sobre defesa no Castelo de Leiria

24 out 2025 10:30

Cerca de uma centena de oradores, num espaço físico urbano “fácil”, partilharão visões de futuro

entre-passado-e-futuro-nexxt-promove-debate-sobre-defesa-no-castelo-de-leiria
“Leiria, hoje, é um ecossistema rico em inovação e em empreendedorismo”, diz André Coelho
Ricardo Graça/Arquivo
Jacinto Silva Duro

A terceira edição do NEXXT Leiria, evento de criatividade, inovação, tecnologia e cultura, que este ano decorre sob o tema Where AI Meets Creativity, levará à cidade do Lis cerca de uma centena de oradores que, num espaço físico urbano “fácil”, partilharão visões de futuro e conhecimento em masterclasses e oficinas.

Em destaque, estará o tema da defesa que contará com uma talk onde será apresentado um estudo da indústria da defesa, com a presença do almirante Gouveia e Melo, de José Neves da AED Portugal, cluster português para as indústrias da aeronáutica, espaço e defesa, um representante da Tekever, no dia 29, no Castelo de Leiria.

“Vai ser uma sessão disruptiva onde, num cenário de defesa do passado, teremos uma conversa sobre defesa no futuro”, prevê André Coelho, co-criador e curador do NEXXT Leiria.

Já as Leiria Nexxt Talk contarão com três dias dedicados a conferências, por onde passarão mais de 70 oradores entre 29 e 31 de Outubro, no Teatro Miguel Franco e no Mercado de Sant’Ana.

Haverá ocasião ainda para momentos como a Open Impact, no dia 29, no castelo, imediatamente a seguir à talk sobre defesa.

“Haverá, muito tempo e muito espaço para networking, para muitas conversas, para negócios, mas também para o entretenimento. Vamos ter DJ, vamos ter Fernando Alvim com Os Monstros do Ano, dedicados à IA, vamos ter o Bruno Aleixo com a rubrica do Aleixo Amigo no dia 26, domingo anterior ao evento, no Teatro José Lúcio da Silva”, anuncia o criativo.

Outro dos momentos altos, será uma apresentação ligada ao desenvolvimento regional que revestirá um carácter exclusivo.

“Será uma reunião ligada directamente ao investimento e desenvolvimento regionais. Devemos ter o Banco de Fomento, a Portugal Ventures, diferentes associações e organizações empresariais da região de Leiria e os principais empresários”, avança André Coelho.

Podem humanos e máquinas colaborar?

Com o intuito de abordar o tema da inovação, haverá reflexões sobre a inteligência artificial (IA) e sobre o futuro da colaboração entre a máquina e o ser humano, com o contributo de especialistas.

“À tarde do dia 27, teremos as Why Not Sessions, na Startup Leiria, com partilha de bons exemplos do que fazer para se ser um bom empreendedor, num evento com a curadoria da Startup Leiria”, anuncia o curador, lembrando que, ao final da tarde, acontecem ainda as Fuck Up Nights onde serão apresentados maus exemplos de escolhas dos empreendedores.

A manhã do dia 28 será inteiramente dedicada à Associação Empresarial da Região de Leiria - Câmara de Comércio e Indústria (Nerlei CCI) e a uma conferência de design de produto e design industrial, com designers de renome internacional e nacional, que vão explorar temáticas da sustentabilidade ambiental para a fileira casa.

À tarde, será a vez das Nexxt Ideas, evento dedicado ao que de melhor se faz em Leiria.

“São uma resposta a um desafio lançado no final de Agosto para que empresas, startups, e escolas, se candidatassem às dez ideias mais inovadores de 2024-2025”, avança André Coelho que resume, dizendo que Leiria não está próxima de ser um ecossistema vivo de inovação.

“Leiria, hoje, é um ecossistema rico em inovação e em empreendedorismo.”

Presidenciáveis
Futuro, liderança e sustentabilidade

Além de Gouveia e Melo, haverá mais candidatos presidenciáveis, num momento ainda pré-eleitoral.

O empresário Tim Vieira, que desistiu da candidatura, versará o tema da educação, Luís Marques Mendes abordará a aprendizagem e António José Seguro e Cotrim de Figueiredo, foram desafiados a explorar os temas da liderança e da sustentabilidade.

“São pessoas que terão o poder de mudar o rumo das nossas vidas. Não vamos fazer qualquer tipo de debate político, não é esse o nosso propósito. O desafio que lhes lançámos é que partilhem connosco as suas preocupações daquilo que é o futuro e que falem de temas que, tradicionalmente, não são convidados a explorar”, explica o curador da NEXXT Leiria, André Coelho.