Abertura

Médicos alertam para degradação na qualidade nos cuidados de saúde

28 set 2023 08:00

O Governo vai alterar o modelo das Unidades de Saúde Familiar, aumentando o número de utentes para cada médico de família. Profissionais de saúde alertam para o risco de exaustão a que ficarão sujeitos, classificando de “imorais” alguns dos indicadores de desempenho

medicos-alertam-para-degradacao-na-qualidade-nos-cuidados-de-saude

Dificuldade de acesso às consultas, aumento da carga horária com exaustão dos médicos e penalização em virtude da prescrição de medicamentos e exames complementares de diagnóstico são algumas das consequências que os médicos alertam que podem surgir com a reorganização dos cuidados de saúde que o Governo prevê avançar no início do próximo ano. 

Com o aumento do número de utentes por ficheiro nas Unidade de Saúde Familiares (USF) modelo B, a tutela acredita que 250 mil portugueses vão ganhar médico de família. Dando mais horas aos profissionais hospitalares, o Ministério da Saúde prevê diminuir os tempos de espera para consultas e cirurgias. 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ