Sociedade
Médico doa espólio ao Museu do Hospital e das Caldas
Vasco Trancoso foi uma figura marcante da saúde nas Caldas da Rainha

O médico aposentado Vasco Trancoso, especialista em Gastrenterologia e figura marcante da saúde nas Caldas da Rainha, doou parte do seu espólio ao Museu do Hospital e das Caldas, da Unidade Local de Saúde do Oeste.
A doação integra quatro peças cerâmicas, seis pastas com recortes de jornais sobre a sua actividade profissional e textos de opinião publicados na imprensa local, refere uma nota de imprensa, que revela que foi ainda entregue um quadro em acrílico do mestre Ferreira da Silva com o retrato do médico, uma serigrafia do mesmo autor dedicada a Vasco Trancoso e um busto representando o próprio, da autoria do mestre Herculano Elias.
Vasco Trancoso foi fundador do Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Caldas da Rainha, onde também exerceu funções como director clínico. Presidiu ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, entre 1999 e 2009, sendo presidente honorário do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais (NGHD), associação que ajudou a fundar em 1984.
Além da carreira médica, destacou-se também na fotografia de rua, tendo conquistado prémios nacionais e internacionais, com imagens publicadas em revistas especializadas.
"Este contributo enriquece o acervo do Museu do Hospital e das Caldas, preservando a memória de uma personalidade que deixou uma marca profunda na instituição e na comunidade de Caldas da Rainha", lê-se no comunicado.
A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 1 de Janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço. A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².