Sociedade

Mediadores culturais chegam às escolas para ajudar na integração de estrangeiros

4 abr 2025 10:26

Com o objectivo de apoiar a integração dos alunos estrangeiros não falantes de português, o Governo atribui horas para as escolas contratarem mediadores culturais e linguísticos

mediadores-culturais-chegam-as-escolas-para-ajudar-na-integracao-de-estrangeiros
Imigrantes não falantes de português vão ter ajuda extra na sua integração
Ricardo Graça

Saber como comprar a senha para o almoço ou onde é a papelaria podem ser coisas simples para os alunos nascidos em Portugal, mas é um quebra-cabeça para muitos imigrantes que chegam, sobretudo, de países não falantes de português.

“A cultura e o funcionamento da escola, os horários, os almoços ou a assiduidade não são compreendidos em algumas culturas como a nossa. Até a importância que damos à educação e à escola. Em algumas culturas não há o rigor que existe cá e constata-se um choque entre as nossas regras e as expectativas que têm da escola”, constata Jorge Dias, director do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ