Sociedade

Mat-Oeste 2024 vai explicar o movimento e a ligação com a matemática

17 jun 2024 11:45

O prémio Mat-Oeste convida alunos e professores do ensino básico e secundário a apresentar trabalhos que abordem temas sobre o ensino e a aprendizagem da matemática

mat-oeste-2024-vai-explicar-o-movimento-e-a-ligacao-com-a-matematica

O Politécnico de Leiria vai organizar a 16.ª edição do Mat-Oeste 2024, no dia 12 de Julho, que tem previstas três palestras relacionadas com o tema do concurso deste ano: Matemática em movimento.

Sílvia Barbeiro, professora associada no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, irá abordar a Dinâmica de multidões: a passo de caracol e a alta velocidade. A docente irá falar sobre a modelação matemática do movimento de multidões tem aplicações muito diversas, como, por exemplo, a prevenção de riscos em eventos de massa ou a renderização de efeitos visuais na indústria cinematográfica. “Nesta sessão vamos explorar modelos para simular o movimento de grandes grupos e desvendar a matemática da dança dos peixes em cardumes, dos pássaros em bandos e das pessoas em multidões”, refere uma nota da organização.

A matemática por detrás do movimento humano será o tema apresentado pelo director da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. “Estou certo de que quem ler isto já se perguntou como é que os atletas realizam aqueles movimentos incríveis? Proponho explorar o fascinante mundo da biomecânica, onde a matemática se torna a chave para desbloquear os segredos por detrás do movimento humano”, explica Pedro Morouço, no comunicado.

Ser detective

O responsável desafia a “vestir a pele de um detective matemático, pronto para decifrar os enigmas do movimento”. “Cada passo, salto ou lançamento é um quebra-cabeças a ser resolvido, recorrendo às ferramentas da matemática. Imaginemos o lançamento de um objecto. Quantas variáveis matemáticas consegue identificar? Velocidade, ângulo de lançamento, força aplicada… Mas não pára por aí! Usemos equações para calcular a trajetória do objeto e prever onde ele vai cair”, assume.

Pedro Morouço lembra ainda todas as forças que se distribuem pelo corpo, como as articulações, e desafia a desvendar os mistérios. “É uma jornada emocionante para descobrir como a matemática pode ser divertida e incrivelmente útil para entender o movimento humano.”

João Fernandes, professor associado do Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, colocará o universo no centro do movimento. “O Universo está cheio de movimento. São planetas que orbitam estrelas e rodam em torno de si próprios; são estrelas que, em alguns casos, se movem em torno umas das outras e também em torno do centro da galáxia; são as próprias galáxias que se deslocam numa gigantesca dança cósmica”, constata o docente no comunicado.

Nesta apresentação, serão abordados os movimentos dos astros e como estes podem ajudar a conhecer melhor os objectos em si, e testar as teorias da Física e da Astronomia e a sua explanação através na linguagem da Matemática.

Prémio para alunos e professores

O prémio Mat-Oeste convida alunos e professores do ensino básico e secundário a apresentar trabalhos que abordem temas sobre o ensino e a aprendizagem da matemática, demonstrando a ligação entre os conceitos desta disciplina e o seu papel na descrição e na compreensão do movimento.

A iniciativa desafia os participantes a reflectir sobre a matemática como ferramenta dinâmica e capaz de descrever os movimentos tectónicos e a matemática, as trajectórias estelares e a matemática, as formas e os números na ligação entre as artes performativas e a matemática, o movimento das ondas e das marés mostrado com a matemática, a biomecânica do movimento humano, a matemática e os mercados financeiros, entre outros, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

Os trabalhos elaborados serão expostos no evento Mat-Oeste 2024, a realizar-se no dia 12 de Julho de 2024.

Nas categorias ‘Prémio Pedro Matos’ (alunos do ensino secundário) e ‘Prémio Pedro Matos Júnior’ serão reconhecidos os três melhores trabalhos, com a atribuição de prémios monetários.

O Prémio Pedro Matos nasce como uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, e tem como objectivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como espoletar novos jovens talentos.