Sociedade
Marinha Grande investe em escolas para responder à crescente procura de alunos
Investimento base de 100 mil euros na Escola da Várzea e no Jardim-de-Infância da Pedrulheira
Duas escolas do concelho da Marinha Grande vão sofrer intervenções, no sentido de “dar resposta às necessidades imediatas da comunidade escolar”.
O município aprovou, na semana passada, a abertura do concurso público para a criação de um espaço para sala de aula na Escola Básica (EB) da Várzea e uma sala multiusos no Jardim-de-Infância (JI) da Pedrulheira, projectos com um preço base estimado de cerca de cem mil euros.
O crescimento demográfico, juntamente com a maior procura por escolas públicas de proximidade, tem gerado um aumento progressivo do número de alunos registado nos últimos anos. Com efeito, exercendo pressão “significativa” na capacidade das infra-estruturas escolares, como aponta a Câmara Municipal da Marinha Grande.
Na EB da Várzea está prevista a instalação de uma nova sala de aula com três módulos acoplados no recinto exterior da escola. Quanto ao espaço interior, o município anuncia que será amplo e sem divisórias, por forma a permitir o aproveitamento total da área, quer para mobiliário quer para a condução das atividades letivas.
No JI da Pedrulheira, os três monoblocos actuais, uma vez degradados, serão substituídos por um novo conjunto de cinco módulos acoplados, numa nova instalação destinada a sala multiusos.
Segundo refere a nota da câmara, a mesma funcionará como refeitório e espaço de apoio às Actividades de Animação e Apoio à Família (AAF).
A autarquia garante que, por meio do investimento na instalação de monoblocos pré-fabricados – “uma solução rápida, funcional e sustentável”, afirma em comunicado – serão garantidas as “condições adequadas, a segurança e qualidade pedagógica”.
Os antigos módulos no CRO - Centro de Recolha Oficial – serão desmantelados, transportados e reinstalados, tornando-se passiveis a serem utilizados como espaços administrativos, de acolhimento, armazenamento ou apoio veterinário.