Viver
Marinha Grande. Concerto de Manel Cruz nas comemorações do 18 de Janeiro
Alunos do ensino básico também vão actuar no programa que assinala 90 anos da revolta dos operários vidreiros
O cantor e compositor Manel Cruz vai apresentar-se no Teatro Stephens para um espectáculo inserido nas comemorações do 18 de Janeiro na Marinha Grande.
Conhecido de projectos como Ornatos Violeta, Foge Foge Bandido, Pluto e Supernada, o músico do Porto regressa assim à região depois de recentemente ter actuado no Texas Club, em Barreiros, Leiria, na freguesia de Amor.
O concerto de Manel Cruz no dia 18 de Janeiro começa às 21:30 horas e o bilhete tem o valor de 10 euros.
Na mesma data, o programa preparado pela Câmara Municipal da Marinha Grande acontece também no Museu Joaquim Correia, com momentos musicais pelas escolas do ensino básico Nery Capucho, Casal de Malta e Comeira, com alunos do primeiro e segundo ciclo, durante a manhã.
“O movimento operário ocorrido a 18 de Janeiro de 1934 resultou de um longo processo de luta social e sindical, pela melhoria das condições de vida e de trabalho”, lembra a autarquia numa nota enviada à comunicação social.
“Foi no contexto de forte repressão social que, no dia 18 de Janeiro de 1934, eclodiu a insurreição do Movimento Operário na Marinha Grande, a par de outras manifestações e greves gerais, um pouco por todo o país, que teve como intenção forçar a queda do regime e restaurar a liberdade e o Estado de Direito em Portugal”, pode ler-se no texto.
Na comemoração deste ano, o Município pretende homenagear “os operários e cidadãos marinhenses que participaram nesta revolta”.