Economia
Marcas regionais pensam globalmente, actuam localmente
Especialização, qualidade e estratégia com reflexos positivos nas vendas.
A valorização do que “é nosso” no que respeita à escolha dos consumidores tem ganho terreno nos últimos anos, sobretudo no período de recuperação da crise económica e financeira que o País atravessou e da qual ainda se está a refazer.
Operou-se uma forte sensibilização dos consumidores para preferirem produtos nacionais, como forma de apoio às empresas e marcas portuguesas. Nunca os consumidores se preocuparam tanto com a proveniência daquilo que compravam como nessa altura e o hábito parece ter-se enraizado. À boleia desta tendência as chamadas marcas locais ganharam terreno. Depois da Green Boots, surgiram a Labuta e a Bosqe, entre outras.
Criaram e desenvolveram produtos tão bons ou mesmo melhores que os das grandes marcas internacionais, conseguindo posicionar-se de forma equiparada nos mesmos pontos de venda “muitas vezes” com artigos de “melhor qualidade”, afirma Paulo Faustino, CEO da Agência Get Digital.
Além disso, o especialista em criação de marcas e estratégia explica que, “as chamadas marcas locais muitas vezes têm a vantagem do custo e da qualidade".
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