Saúde
Mais de 45 mil utentes sem médico de família em dez concelhos
As sete vagas a concurso foram preenchidas
Dos 293.102 utentes inscritos na região, 45.085 não têm médico de família atribuído. A informação foi disponibilizada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro ao JORNAL DE LEIRIA, relativamente aos dez concelhos da sua área de influência no distrito de Leiria, e data de 9 de Agosto.
Nos concelhos de Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós dos 45.085 utentes sem um profissional dedicado ao seu acompanhamento, 27.887 são frequentadores habituais das unidades de saúde, que têm de recorrer a uma consulta aberta para poderem ser atendidos nos cuidados de saúde primários.
Se o número de pessoas inscritas subiu ligeiramente, já os utentes sem clínico atribuído aumentaram 59% face a 2020, registando-se mais 16.727 cidadãos sem acompanhamento pelo mesmo médico.
A 2 de Dezembro, estavam registados 291.861 nas unidades de cuidados de saúde primários. Dos 28.358 que não têm um médico atribuído, 10.766 eram frequentadores dos cuidado
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.