Economia
Lizauto é o novo concessionário BYD e a Tesla está a chegar a Leiria
Espaço do fabricante norte-americano deverá abrir portas ainda este mês ou nos primeiros meses de 2024
A Lizauto é a nova concessionária da recém-chegada marca chinesa BYD.
A empresa de Leiria foi escolhida pelo construtor de carros eléctricos para operar e representá-la na região.
Mas, em termos de marcas de veículos eléctricos, esta não é a única novidade.
A Tesla também vai abrir em Leiria, aumentando a oferta comercial de automóveis com estes que são, na actualidade, dos principais fabricantes de veículos com este tipo de propulsão.
Segundo o administrador Carlos Santos, a Lizauto já está a operar comercialmente a BYD e a atender clientes nas antigas instalações da Lizitália, na rua Dr. Virgílio Vieira da Cunha, junto ao IC2 e ao Cinema City (Shopping Norte Sul).
“Estamos a ultimar a recta final do ano. Já temos carros da marca nas instalações e estamos a vender, tanto por contactos feitos através do site da marca como presencialmente com os nossos comerciais”, explica o responsável.
Fundada em 1995, a BYD é, actualmente, o maior fabricante chinês de automóveis eléctricos e chegou em Maio a Portugal.
As iniciais significam, traduzidas do inglês Build Your Dreams, “construa os seus sonhos”.
No site da marca encontramos os modelos BYD Atto 3, com 565 – 420 quilómetros de autonomia, o BYD Dolphin, com autonomia de 565 – 427 quilómetros, o BYD Tang, com 528 – 400 quilómetros de autonomia, o BYD Han, com 662 – 521 quilómetros de autonomia e o BYD Seal, com 690 – 570 quilómetros de autonomia.
A autonomia é apresentada em valores de ciclo WLTP urbano-combinado.
Tesla chega a Leiria
O fabricante norte-americano Tesla também deverá abrir as portas de um novo espaço na região, de acordo com a sua estratégia de expansão em território nacional.
A marca de que Elon Musk é um dos sócios arrendou o antigo edifício-sede da Lizauto, para ali instalar um concessionário em nome próprio.
O administrador da empresa de Leiria, Carlos Santos, confirma que o processo está em curso e a questão do arrendamento está concluída.
O espaço do fabricante norte-americano deverá abrir portas ainda este mês ou nos primeiros meses de 2024.