Sociedade
Leiria volta a estar em risco elevado de incêndio
É proibido fazer queimadas, usar fogareiros ou fumar nas áreas florestais das regiões em risco
Segundo a lista divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Leiria está entre os distritos em risco elevado de incêndio.
Sob aviso laranja, está o distrito de Faro e, sob aviso amarelo, os distritos de Beja, Évora, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Bragança, Vila Real e Braga.
Já as regiões montanhosas da ilha da Madeira encontram-se sob aviso vermelho.
A maioria destes alertas terminam às 18 horas de hoje, mas algumas regiões de maior risco mantêm-se em vigilância, pelo menos até quinta-feira.
Os níveis de alerta do IPMA têm cinco níveis de intensidade, baseados em factores como a “temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas”.
Por isso, não se deixe enganar pela neblina matinal.
Durante este período crítico é proibido fazer queimadas, trabalhos agrícolas com máquinas que possam provocar faíscas, usar fogareiros ou grelhadores, fumar ou fazer qualquer tipo de lume nas áreas florestais das regiões em risco.
A previsão aponta para uma temperatura mínima de 13ºC em Bragança, Porto e Leiria. Já as máximas estarão entre os 24º, de Aveiro, e os 40º, de Faro.
Leiria terá 25ºC de máxima.