Sociedade

Leiria promove luta contra a vespa asiática

29 jun 2022 12:19

Através da sensibilização, divulgação e construção de armadilhas

leiria-promove-luta-contra-a-vespa-asiatica
Espécime de vespa asiática ou velutina
SIGA-Wikimedia

O Município de Leiria lançará na sexta-feira, uma campanha de sensibilização sobre a vespa asiática, em colaboração com todas as juntas e uniões de freguesias do concelho.

Em nota, a autarquia dá conta de que a acção de informação contará com a distribuição de folhetos e cartazes sobre o tema.

Com início no dia 1 e a terminar no dia 31 de Julho, a campanha inclui a criação de uma página dedicada à vespa no site do município, e a publicação de diversas informações sobre esta espécie.

Segundo o Município de Leiria, a falta de informação pode conduzir a comportamentos que contribuem para uma maior disseminação da vespa, como, por exemplo, as tentativas de destruição dos ninhos sem os meios e procedimentos adequados.

A campanha explicará as diferenças entre a vespa asiática e a vespa europeia [crabro], a caracterização dos ninhos, as fases do ciclo biológico e a criação de uma armadilha artesanal.

Até 22 de Junho, o Município de Leiria procedeu à destruição de 65 ninhos, principalmente nas Uniões de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e de Marrazes e Barosa, o que representa uma redução de quase 80 % em comparação com o mesmo período de 2021.

Este decréscimo está relacionado com o facto de a população se encontrar mais sensibilizada e atenta e também com a colocação de armadilhas por todo o concelho, que, até ao mesmo dia, já permitiu a captura de 2.975 vespas asiáticas, sendo as freguesias de Amor, Coimbrão, Monte Real e de Monte Redondo as que registam maior número de espécimes capturados.