Viver

Leiria, Óbidos e Caldas da Rainha na primeira lista da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

19 fev 2023 10:03

Três equipamentos do distrito de Leiria foram admitidos na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, anunciou a Direcção-Geral das Artes

leiria-obidos-e-caldas-da-rainha-na-primeira-lista-da-rede-portuguesa-de-arte-contemporanea
BAG, em Leiria, numa imagem de arquivo
Ricardo Graça

Localizado no antigo edifício do Banco de Portugal em Leiria, o Banco das Artes Galeria (BAG) está incluído no primeiro grupo de equipamentos que vão integrar a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).

Também o Centro de Artes de Caldas da Rainha e a Galeria NovaOgiva, em Óbidos, constam da lista divulgada pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes).

No mesmo anúncio, a DGArtes informa que, previsivelmente, em Abril, será publicado o teor do Concurso de Apoio à RPAC, que em 2023 tem o valor de dois milhões de euros, com linhas de apoio destinadas a projectos de co-organização e circulação de exposições, de mediação e de formação.

Ao todo, são agora admitidos pela DGArtes 66 espaços de fruição e criação artística no âmbito da arte contemporânea, distribuídos por 36 concelhos em Portugal continental e regiões autónomas.

O período de candidaturas decorreu entre 15 de Setembro e 18 de Novembro de 2022 e foram submetidos 78 pedidos de adesão.

A adesão à RPAC pressupõe a valorização e dinamização da arte contemporânea, uma programação cultural própria e actividades de mediação de públicos.

Segundo a DGArtes, "a RPAC representa a vontade de priorizar uma política cultural sustentada e de proximidade, que promove a descentralização e desconcentração territorial e um mais amplo acesso às artes".

Os objectivos passam por facilitar o trabalho em rede e estabelecer sinergias entre espaços expositivos, coleccionadores, programadores, curadores e artistas visuais.