Sociedade
Leiria ganha associação de doentes Da dor para a Dor
Objectivo é apoiar os pacientes e melhorar a sua qualidade de vida.
Leiria é a terceira cidade do País a dispor de uma associação de doentes da dor. Chama-se Da dor para a dor e 'nasceu' dos desabados feitos por pacientes e familiares na sala de espera e nas consultas da especialidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). E surgiu precisamente com o objectivo de aconselhar, apoiar e escutar os doentes com dor e melhorar o seu acesso aos tratamentos.
“Encontrar em conjunto algumas soluções, ainda que mínimas, que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida dos doentes com dor e seus familiares é o grande objectivo”, explicou Teresa Fernandes, presidente da associação, durante a sua apresentação pública, que aconteceu no último sábado, no decorrer das comemorações do Dia Mundial da Anestesiologia.
Na ocasião, Teresa Fernandes, que integra o grupo de cerca de 2500 pacientes acompanhados pela Unidade de Dor do CHL, frisou os impactos da doença, numa sociedade que “nem sempre reconhece o sofrimento causado pela dor, não só a dor física, mas também A psicológica”.
“A dor provoca sofrimento geral. É causadora da alteração da qualidade de vida dos doentes, gera incapacidade, depressão E angústia”, explica, admitindo que, muitas vezes, quem sofre de dor crónica “tornase um fardo para a família e para a sociedad
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.