Economia
Leiria Academic Racing Team apresentou o seu “Voidster” eléctrico e autónomo
Veículo atinge os 100 km/h em apenas 4,3 segundos, apresentando uma massa total de cerca de 260 quilogramas, movidos por um propulsor com 80 kW de potência
Oficialmente, é o modelo T24e e é o primeiro carro 100% eléctrico e com condução autónoma construído pela equipa Leiria Academic Racing Team (LART), de Formula Student, do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).
Este “bólide” competirá, no próximo ano, contra outras equipas universitárias nacionais e estrangeiras, em circuitos como o de Silverstone.
O T24e foi apresentado na semana passada, numa sessão no estádio de Leiria, e atinge os 100 km/h em apenas 4,3 segundos, apresentando uma massa total de cerca de 260 quilogramas, movidos por um propulsor com 80 kW de potência (110 cavalos).
O carro foi pensado para conseguir acelerar em pista, manobrando autonomamente, sem piloto.
A “bateria” é composta por cerca de 400 células de lítio, muito semelhantes a pequenas pilhas cilíndricas, e é uma aposta técnica na "fiabilidade e simplicidade”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.