Viver
Jornadas Europeias do Património até domingo em vários concelhos
Actividades em Porto de Mós, Alcobaça, Pombal, Nazaré, Óbidos, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Bombarral, Ansião, Leiria e Batalha
O roteiro “Cinco milénios de história” no Castelo de Leiria, orientado por Isabel Brás (Município de Leiria) e António Ginja (Universidade de Coimbra), é uma das actividades propostas no programa das Jornadas Europeias do Património 2025, que decorrem até 21 de Setembro, este ano com o tema Património Arquitectónico: Janelas para o Passado, Portas para o Futuro.
No Museu de Leiria, acontece a performance O Rebelde do Lapedo, e, no museu m|i|mo, um jogo de exploração do espaço, a performance Nem Bestas Nem Santas e uma oficina de fotografia.
No concelho de Leiria, outras actividades têm lugar no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, no Moinho do Papel, no Museu do Cimento da Fábrica Maceira-Liz e no Museu Escolar de Marrazes.
Já nos mosteiros de Alcobaça e da Batalha, estão anunciadas visitas guiadas.
O programa das Jornadas Europeias do Património conta com propostas em todo o país, incluindo em vários municípios da região, que abrem monumentos e museus para iniciativas especiais. É o caso de Porto de Mós, Alcobaça, Pombal, Nazaré, Óbidos, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Bombarral, Ansião, Leiria e Batalha.