Desporto
Jorge Rito é o novo seleccionador de andebol masculino de Cabo Verde
O treinador, com raízes em Leiria e Alcobaça, tem como metas garantir uma presença no Campeonato Mundial de Andebol, alcançar a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e estar entre os cinco melhores países africanos
Jorge Rito é o novo treinador da selecção de andebol masculina de Cabo Verde, anunciou a Federação Cabo-Verdiana de Andebol.
Garantir uma presença no Campeonato Mundial de Andebol, alcançar a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e estar entre os cinco melhores países africanos são, segundo a federação, as metas estabelecidas.
Nascido nos Marrazes, Jorge Rito mudou-se com os pais para Alcobaça quando tinha dois anos. Tem formação em Educação Física e especialização em Andebol, contando com um longo percurso no ABC de Braga, onde começou como treinador em 1987, progredindo até à equipa sénior.
Durante a sua carreira, o técnico de 60 anos conquistou vários títulos nacionais, incluindo um bi-campeonato de Portugal com o ABC de Braga entre 2005 e 2007.
Jorge Rito também conduziu o ABC de Braga a duas finais europeias, na Liga dos Campeões em 1994 e na Taça Challenge em 2004, tendo tido ainda uma passagem pelo SL Benfica.
“A Federação Cabo-verdiana de Andebol deposita grandes expectativas na liderança de Jorge Rito e espera alcançar os objectivos traçados sob o seu comando. Desejamos sucesso à nossa selecção sénior masculina e ao treinador Jorge Rito”, refere a federação na sua página oficial de Facebook.