Viver
João Costa Ferreira regressa a Leiria para um concerto conferência
O pianista João Costa Ferreira apresenta no Teatro José Lúcio da Silva obras de José Vianna da Mota recentemente reveladas
O pianista João Costa Ferreira, antigo aluno do Orfeão de Leiria, apresenta-se esta quarta-feira, 7 de Dezembro, no Teatro José Lúcio da Silva, num concerto conferência com o título “À descoberta de Vianna da Mota (II)”.
O programa destaca o génio precoce de José Vianna da Mota (São Tomé e Príncipe, 1868) e contempla composições de infância, recentemente reveladas, que reflectem os gostos da sociedade lisboeta do século XIX.
O concerto no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, tem início às 21:30 horas.
Detentor do Diplôme Supérieur d’Exécution da École Normale de Musique de Paris, João Costa Ferreira é doutorado em Música e Musicologia pela Sorbonne Université, com uma investigação centrada, precisamente, na obra de José Vianna da Motta.
Recentemente, tocou no Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, no âmbito da 34ª edição da Temporada Música em São Roque.
Ao longo da carreira, já se apresentou em salas de Portugal, França, Bélgica, Espanha e Holanda, nomeadamente na Fundação Calouste Gulbenkian, no Teatro Nacional de São Carlos, na Casa da Música do Porto, no Teatro Rivoli, no Palais d’Iéna (Paris), na Salle Cortot (Paris) e na Sala Gótica da Prefeitura de Bruxelas.
João Costa Ferreira tem tido um papel activo na publicação e gravação das obras de José Vianna da Motta, que é considerado um dos pianistas e compositores mais emblemáticos da história da música portuguesa.