Desporto

João Almeida faz história ao vencer Volta ao País Basco

12 abr 2025 16:42

Ciclista de Caldas da Rainha torna-se o primeiro português a ganhar a prova em 64 edições da prova

joao-almeida-faz-historia-ao-vencer-volta-ao-pais-basco
Maria Anabela Silva

João Almeida acaba de fazer história. O ciclista de A-dos-Francos (Caldas da Rainha) venceu, este sábado, a Volta ao País Basco em bicicleta e torna-se no primeiro português a ganhar a prova, que leva já 64 edições.

O atleta da UAE Emirates fechou com chave de ouro a sua participação, ao vencer também a etapa de hoje, com um percurso em circuito com 153,6 quilómetros em torno de Eibar. Foi a segunda vitória de João Almeida nesta edição da Volta ao País Basco, depois de também ter cortado a meta em primeiro na quarta etapa.

Um dos momentos decisivos do dia de hoje aconteceu a 19 quilómetros da meta, quando o ciclista de Caldas da Rainha atacou, levando consigo Enric Mas e Mattias Skjelmose, um trio que acabou por apanhar Ben Healy que seguia isolado na frente da prova.

O quarteto acabou por ficar reduzido pouco depois com a queda de Mattias Skjelmose. A menos de seis quilómetros do fim, um novo ataque de João Almeida, apenas acompanhado por Eric Mas. Os ciclistas seguiram juntos até à meta, com o ciclista de A-dos-Francos a levar o melhor e a conquistar a segunda vitória na prova, carimbado da melhor forma o primeiro lugar na classificação geral.

Nas contas finais, o ciclista da UAE deixou o segundo posicionado - Enric Mas - a 1'52'' de distância. Em terceiro ficou Maximillian Schachmann (+1'59''). João Almeida conquistou também a camisola da classificação por pontos.

Aos 26 anos, o ciclista de Caldas da Rainha afirma-se com melhor 'voltista' português da actualidade e um dos melhores de sempre. Junta ao triunfo de hoje às vitórias que já alcançou na Volta a Polónia, do escalão WorldTour, e na Volta ao Luxemburgo, ambas em 2021.

No currículo tem também um terceiro lugar conquistado no Giro2023 (Itália) e uma quarta posição no Tour de França, alcançado no ano passado.

Já esta época, foi segundo na geral na Volta ao Algarve e na Volta à Comunidade Valenciana.