Desporto
IPDJ distingue quatro entidades do distrito por boas práticas e ética no desporto
A União Desportiva de Leiria, o Grupo Desportivo da Ilha, o Sport União Alfeizerense e o Município da Marinha Grande foram os galardoados da região
Cinco instituições do distrito de Leiria foram distinguidas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) pelas suas boas práticas e ética no desporto.
Na tipologia de Clubes e Associações Desportivas, o prémio de Melhor Departamento foi entregue à União Desportiva de Leiria, pelo seu Departamento de Futebol de Formação.
Na mesma tipologia, mas com uma menção honrosa, o Sport União Alfeizerense, do concelho de Alcobaça, viu premiado o projecto “EFSUA – O Desporto é para todos!”. Por sua vez, na categoria Entidade, o Grupo Desportivo da Ilha teve também seu trabalho ser reconhecido.
Na área direccionada aos municípios, a menção honrosa na categoria Departamento foi para a Divisão de Desporto, Juventude e Associativismo da Câmara Municipal da Marinha Grande.
Na cerimónia, realizada na Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, o IPDJ ainda atribuiu a Bandeira de Bronze ao Grupo Desportivo da Ilha e a Bandeira de Prata ao Judo Clube da Marinha Grande. Estas bandeiras são atribuídas conforme o número de certificações obtidas.
A Bandeira da Ética é uma certificação de reconhecimento para clubes, escolas, municípios e outras organizações que promovem a ética e os valores no desporto, esclarece o IPDJ.
Actualmente, são submetidas mais de 700 candidaturas, das quais cerca de 400 recebem certificações.
As candidaturas passam por uma “avaliação rigorosa” realizada por um júri, adianta ainda o IPDJ. Esta foi a primeira cerimónia de entrega dos Prémios de Boas Práticas da Bandeira da Ética, a nível nacional, através do Plano Nacional de Ética no Desporto.