Sociedade

Incêndio provocado por fuga de gás em Leiria fez um ferido grave

26 set 2025 11:59

Incidente ocorreu durante trabalhos de manutenção de uma caixa de gás

Um homem sofreu, esta manhã, ferimentos considerados graves na sequência de um incêndio provocado por uma fuga de gás junto a um prédio, localizado na rua Dr. Arnaldo Cardoso e Cunha (Vale da Cabrita), em Leiria. O incidente ocorreu durante trabalhos de rotina para a manutenção da caixa de gás e o ferido é o técnico da empresa que fazia essa intervenção.

Segundo fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil de Leiria, o alerta foi comunicado pelas 9:11 horas, dando conta de um incêndio habitacional provocado por uma fuga de gás.

José Rito, comandate dos Bombeiros Sapadores de Leiria, explica que o incêndio teve origem na caixa de gás que se encontra à entrada do prédio, provocando estrados na fachada e nas janelas do prédio.

O responsável adianta que houve necessidade de “aguardar pela chegada de técnicos” da companhaia de gás para cortarem a ligação e que, quando tal aconteceu, o incêndio foi extinto. Algumas testemunhas falam de uma espera entre “40 a 50 minutos”. “Houve alguma demora, mas conseguiu-se controlar a situação e evitar danos maiores”, diz o comandante, adiantando que, “por precaução”, foi decidido retirar as pessoas do prédio.

O ferido, trabalhador da empresa que fazia a manutenção da rede, sofreu inalação de gás e algumas queimaduras nos membros inferiores, apurou o JORNAL DE LEIRIA.

Nas operações de socorro estiveram envolvidos seis veículos e 13 operacionais dos Bombeiros Sapadores de Leiria e PSP.