Sociedade
Hospital de Leiria anuncia nova unidade de colheitas
Resulta da necessidade de se redefinir circuitos de circulação de utentes externos (não internados) dentro do Hospital de Santo André, no âmbito da pandemia Covid-19
O Serviço de Patologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem em funcionamento uma nova Unidade de Colheitas, que efectuará as colheitas normais do serviço e testes à Covid-19, anunciou hoje.
A nova unidade funciona no piso 02 do Hospital de Santo André, junto ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação, e tem acesso do exterior a partir da Consulta Externa.
De acordo com o comunicado do CHL, resulta da necessidade de se redefinir circuitos de circulação de utentes externos (não internados) dentro do Hospital de Santo André, no âmbito da pandemia Covid-19, de forma a evitar grandes concentrações de pessoas no mesmo local e a garantir a segurança de todos os utentes, independentemente dos motivos que os levam a acorrer ao Hospital.
A Unidade de Colheitas é composta por quatro postos totalmente equipados, e recebe os utentes que, em consulta externa, necessitam de efectuar algum tipo de exame de diagnóstico e terapêutica por parte do Serviço de Patologia Clínica.
Está preparada para efectuar para já 130 colheitas por dia, podendo chegar em breve às 200 colheitas diárias, acrescendo ainda entre 100 e 200 colheitas por semana para testes Covid-19, efectuadas por agendamento no período da tarde.
As colheitas são agendadas pelas equipas de assistentes técnicos que vão preenchendo a agenda que resulta da prescrição médica das demais especialidades existentes no CHL, assim como dos utentes enviados pelo Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques, com quem o CHL possui acordo de realização de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.
O Laboratório de Patologia Clínica do CHL realiza uma média de 100 testes por dia, prevendo-se que possa chegar pelo menos aos 150 testes por dia, tendo já efectuado mais de 5.000 testes à Covid-19, refere o CHL. Estes testes são realizados numa zona reservada do laboratório, com duas pessoas em exclusividade e mais duas a três pessoas que reforçam a equipa quando necessário, e o equipamento permite analisar até 70 amostras de uma vez, procedimento que demora cerca de seis horas.
O Centro Hospitalar de Leiria investiu até à data 420.000 euros em equipamento, reagentes e materiais laboratoriais de manuseamento de amostras para a realização destes testes, e está previsto um investimento adicional de 1,1 milhões de euros no segundo semestre de 2020.