Sociedade
Homenagem a Carlos Vieira na ciclopista da Avenida Heróis de Angola
Descerramento de placa no dia em que abre a exposição fotográfica no Mercado de Santana
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, também o presidente da União das Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, Mário Rodrigues, e ainda Pedro Lancastre, vice-presidente do Sporting, marcaram presença na homenagem realizada este domingo pelo Município de Leiria ao ciclista leiriense Carlos Vieira, a título póstumo, com o descerramento de uma placa na ciclopista da Avenida Heróis de Angola a que foi atribuído o nome do chamado ciclista bombeiro.
Foi ainda, inaugurada, na Galeria do Mercado de Santana, uma exposição sobre Carlos Vieira que pode ser vista até 23 de Junho.
“Um leiriense com um percurso de vida marcado por dificuldades, mas que nunca foram obstáculos para travar esta verdadeira força da natureza, que tantas alegrias nos ofereceu com os seus feitos e conquistas”, referiu Gonçalo Lopes, na cerimónia realizada esta manhã.
“Neste momento, importa também realçar o espírito solidário e o amor que Carlos Vieira sempre manifestou perante a sua comunidade. Não apenas enquanto atleta, a faceta que lhe valeu maior reconhecimento, mas também enquanto cidadão, enquanto soldado da paz durante três décadas nos Bombeiros Municipais de Leiria e enquanto dirigente associativo”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, realçando que Carlos Vieira “fez sempre questão de manifestar a sua profunda ligação a Leiria, assumindo-se como um verdadeiro e muito activo embaixador” do concelho.
Carlos Vieira representou o Alverca, Sporting Clube de Portugal, Flores do Lis, Grupo Desportivo da Cela, Bairro dos Anjos, Núcleo Sportinguista de Leiria, Casa do Benfica de Leiria e a União de Ciclismo de Leiria.
“Com a atribuição do nome de Carlos Vieira à ciclovia da Avenida Heróis de Angola, pretendemos, além da homenagem, destacar o papel que o Carlos representou também para a promoção de estilos de vida saudáveis, e para a prática desportiva”, realçou Gonçalo Lopes, acrescentando que a ciclovia agora inaugurada constitui uma marca de uma nova abordagem que o Município de Leiria pretende fazer do espaço público, privilegiando o peão e o ciclista.