Sociedade
Há uma 'Rota dos Naufrágios' para conhecer nas Berlengas
Peniche é a zona do País com mais navios afundados
A costa ao largo de Peniche é a zona do País que ao longo dos anos tem acumulado maior número de navios naufragados.
Todos os anos há um número considerável de mergulhadores vindos de toda a Europa que acorrem a este ponto do distrito de Leiria, desejosos de explorar a fauna e a flora subaquáticas e, claro está, conhecer as embarcações que repousam naquelas águas.
Para ajudar a identificar e a preservar esse património submerso, uma escola de mergulho local está a trabalhar na criação de um roteiro dos navios afundados na região. O projecto chama- se Berlengas na Rota dos Naufrágios e pertence à JustDive.
Pedro Ramalhete, sócio fundador do Centro e Escola de Mergulho JustDive, explicou ao JORNAL DE LEIRIA que a zona de Peniche é aquela que, em todo o País, regista maior número de naufrágios.
Em contacto com a Capitania do Porto de Peniche, Pedro Ramalhete encontrou um apaixonado pelo mergulho e pela arqueologia que está a fazer um levantamento das embarcações naufragadas na região.
Segundo a sua pesquisa, refere o sócio da JustDive, foram identificas até agora cerca de 600 embarcações naufragadas na zona de Peniche e Ilhas Berlengas.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo