Viver
Há uma nova edição da agenda Leiria Cultura, agora também disponível online
Concertos de Sérgio Godinho no 25 de Abril e da banda original de Amy Winehouse são destaques do primeiro semestre em Leiria
A Câmara Municipal de Leiria apresentou hoje o site leiriagenda.cm-leiria.pt, onde vai estar disponível a programação cultural no concelho.
Na sessão, realizada no Teatro Miguel Franco, foi também apresentada uma nova edição da agenda Leiria Cultura, para o período de Janeiro a Junho de 2023.
A versão impressa (com uma selecção de 60 eventos) e a versão digital (alargada e com mais detalhe) estão ligadas através de um QR code.
Na programação, vão constar iniciativas do sector da cultura, mas, também, do ambiente, do desporto, da saúde e da economia, entre outros.
Um dos destaques do primeiro semestre do ano é o ciclo “Uma Conversa Entre Nós”, moderado pelo escritor Luís Osório, que se iniciou no sábado, 14 de Janeiro, com Luís Portela e Manuel Sobrinho Simões, e vai prosseguir com nomes como Bagão Félix e Joana Marques Vidal, Carlos Daniel e Daniel Sampaio, Lídia Jorge e Miguel Sousa Tavares.
Em Abril, estão anunciados concertos da banda original de Amy Winehouse (com a vocalista Bronte Shand), de Miguel Araújo e de Sérgio Godinho (no 25 de Abril) no Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), que em Junho recebe Dino d'Santiago e o espectáculo Corpo Clandestino, de Victor Hugo Pontes.
Um espectáculo de Mafalda Creative, o festival de teatro Sinopse, o Encontro Internacional de Contadores de Histórias e Narradores Orais e a exposição Diálogos Visuais de Sofia Areal marcam os meses de Janeiro e Fevereiro.
Março traz Tardes de Cinema no m|i|mo, o Festival de Teatro Juvenil Miguel Franco, o festival Música em Leiria e um espectáculo pelo Karpaty Cirqué.
O ciclo de cinema documental Hádoc e o festival de poesia Ronda regressam em Abril, mês em que também sobressai a passagem do projecto Estro / Watts, poesia da idade do rock, com direcção de Gonçalo Amorim e Paulo Furtado, pelo TJLS.
A Feira de Leiria, concertos de Sfistikated e Wolf Manhattan, o Leiria Film Fest, a recriação histórica Leiria Há 100 Anos, a Feira do Livro, o festival de teatro comunitário Novos Ventos, o festival CriaJazz, uma exposição de Maria João Franco e o festival Nascentes são momentos altos dos meses de Maio e Junho.
Durante a apresentação, a vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara de Leiria, Anabela Graça, realçou a realização, “pela primeira vez”, do “Festival das Crianças” e de “muitos outros projectos novos”.
“Tudo o que acontecer na nossa cidade vai estar disponível” no site leiriagenda.cm-leiria.pt, a versão online da agenda, que será “actualizada semanalmente”.
Como já sucedeu em edições anteriores, a agenda Leiria Cultura em papel inclui páginas em branco para serem preenchidas pelos utilizadores.
Luís Osório, que conversou em palco com a vereadora Anabela Graça durante a sessão, considerou “um privilégio” colaborar com Leiria e destacou a ligação entre a cultura de massas e a cultura da raiz dinamizada pelo movimento associativo, na agenda hoje divulgada.