Sociedade

Há 50 candidatos a Jovem Autarca de Porto de Mós

9 mar 2024 08:00

Com eleição marcada para o dia 12 de Março, este projecto educativo pretende “potenciar comportamentos de cidadania activa e governança partilhada”.

ha-50-candidatos-a-jovem-autarca-de-porto-de-mos
Iniciativa é promovida pelo Município de Porto de Mós
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

A terceira edição do Jovem Autarca de Porto de Mós conta com 50 candidatos, entre os alunos do concelho dos quinto ao 12.º anos de escolaridade. Em relação ao ano passado, há mais 20 correntes concorrentes.

A eleição para o sucessor de Isa Ferreira, a segunda jovem autarca do concelho, está marcada para o próximo dia 12 de Março, decorrendo, neste momento, a fase de apresentação de propostas e de campanha. Para amanhã, dia 5, está previsto um debate entre os candidatos.

Iniciado no ano lectivo 2021/22, o Jovem Autarca é um projecto educativo que pretende “potenciar comportamentos de cidadania activa e governança partilhada, valorizando as opiniões dos jovens e suas perspectivas para o futuro”.

Com esta iniciativa, o município de Porto de Mós quer também “aproximar os jovens à realidade do seu território” e estimular a “exploração partilhada de soluções criativas e inovadoras para os desafios identificados”.

Segundo a autarquia, esta é também uma forma de “aproximar os jovens das estruturas políticas locais, transmitindo aos agentes políticos as necessidades e expectativas dos jovens do seu território”.

O Jovem Autarca destina-se a jovens com idades entre os dez e os 17 anos até à data das eleições, que residam e frequentem as escolas do concelho e que ainda não tenham desempenhado a função. O candidato com maior número de votos será eleito para o cargo. Os segundo e terceiro mais votados desempenharão as funções de ‘vereadores’.

Durante o seu mandato, a iniciar a 20 de Março com a tomada de posse, a equipa terá um orçamento até cinco mil euros para concretizar o projecto que venha a desenvolver. Reuniões de trabalho quinzenais com a equipa que acompanha o projecto, participar em assembleias municipais jovens e assistir a uma reunião de câmara são outras das actividades previstas para a equipa do Jovem Autarca.