Sociedade
Grutas de Mira de Aire inauguram Casa do Conhecimento
Espaço abre portas este sábado, dia 9, e vai disponibilizar visitas virtuais, a pensar especialmente em pessoas com mobilidade reduzida, que não conseguem entrar dentro das grutas
As Grutas de Mira de Aire inauguram, este sábado, dia 9, a Casa do Conhecimento, um espaço que, entre outras valências, vai disponibilizar visitas virtuais, que permitirão às pessoas com mobilidade reduzida e que não podem entrar na gruta, ‘viajar’ pelo seu interior com recurso a tecnologia.
A visita será efectuada através de capacete de realidade virtual, alimentado com imagens de 360º das grutas. É, frisa Carlos Alberto Jorge, administrador da empresa que gere o complexo turístico, “mais uma forma” de tornar o espaço inclusivo, permitindo a pessoas com mobilidade reduzida ‘entrarem’ nas grutas, sem descer os mais de 600 degraus.
A funcionar numa estrutura instalada sob um campo de lapiás, posto a descoberto por porcos vietnamitas que, em tempos, estiveram no local, a Casa do Conhecimento disponibiliza também um conjunto de painéis interpretativos, que abordam temas como o mundo subterrâneo, formações geológicos e a flora e fauna das serras de Aire e Candeeiros. Terá ainda um dinossauro com 5,5 metros de cumprimento e um mural da autoria de Rui Basílio, que reproduz fotografias antigas.
Abertas há 50 anos, as Grutas de Mira de Aire são as maiores grutas turísticas de Portugal e já receberam mais de oito milhões de visitantes.