Viver
Grupo de Teatro Apollo estreia texto de Sérgio Ribeiro
Aniversário do auditório em Peras Ruivas com concerto de Índios da Meia Praia

A estreia pelo Grupo de Teatro Apollo do texto Marquês de Alcoitão e o seu criado João, da autoria de Sérgio Ribeiro, tem lugar esta quarta-feira, 30 de Abril, no âmbito do segundo aniversário do Auditório Apollo do CCRPR, em Peras Ruivas, Ourém.
O espectáculo, com início às 21:30 horas, leva a palco “uma história de amizade” que é também “uma analogia” com as personagens D. Quixote e Sancho Pança, explica Dora Conde, do Grupo Apollo.
A companhia lembra, assim, o desaparecimento de Sérgio Ribeiro, militante do PCP, ex-eurodeputado e antigo preso político, natural do Zambujal, concelho de Ourém, que faleceu em 2024, na madrugada de 29 de Abril.
“Era uma pessoa pela qual tínhamos muita estima e um grande amigo do grupo de teatro”, comenta Dora Conde.
Marquês de Alcoitão e o seu criado João, um trabalho conjunto dos actores Luís Costa, Sónia Costa, Luís Freire e José Quartau, é a primeira criação de 2025 do Apollo, que recentemente, no final do ano passado, estreou O Colar de Helena.
O programa do segundo aniversário do Auditório Apollo inclui ainda, pelas 22:30 horas, um concerto de Índios da Meia Praia, projecto de Leiria que presta tributo a canções de Zeca Afonso e de outros compositores de Abril.