Economia
Grupo AMConfraria comercializa Omoda Jaeco, Foton e Aion
Para Anadia (distrito de Aveiro) e distritos de Coimbra e Leiria
O Grupo AMConfraria de Leiria tornou-se concessionário da Omoda Jaeco, Foton e Aion, importadas pelo Grupo JAP para Portugal, dando a conhecer os modelos principais e o posicionamento de cada uma destas marcas chinesas, na sessão Future Drive Experience – Leiria, que decorreu, na quinta-feira, no FF Challenge Building Xarlie, no Barracão, Leiria.
Sublinhando que são marcas que representam “inovação, tecnologia e o futuro da mobilidade”, Jaime Santos, fundador e administrador do Grupo AMConfraria, referiu que, com a sua chegada, se deu mais um passo importante para a empresa de Leiria.
“São dadas mais opções para os nossos clientes e acompanhamos a evolução do mercado”, disse, agradecendo ao grupo JAP, o importador nacional destes fabricantes, pela confiança depositada.
“Deram-nos esta oportunidade de representar estas novas marcas na Anadia (distrito de Aveiro) e nos distritos de Coimbra e Leiria”, adiantou.
Omoda e Jaecoo são duas marcas gémeas de automóveis chinesas da construtora Chery, focadas em design moderno, tecnologia e mobilidade inteligente, que apostaram no mercado global com SUV electrificados ou eléctricos, como explicou Nuno Serra, do importador.
“O que trazemos para um mercado importante como o de Leiria é confiança. A Omoda Jaecoo é repleta desta confiança que queremos dar aos clientes, antes de mais porque faz parte de um dos maiores grupos automóveis mundiais.”
A filosofia de entrada no mercado nacional passa pela ideia de “dois posicionamentos distintos".
"Por um lado, a Omoda, com um estilo urbano de alta tecnologia e nível de equipamentos acima da média do mercado, desde as versões de entrada. E, por outro, a Jaecoo, que associa as mesmas características com uma “forte componente de lifestyle e aventura”.
No universo profissional, Fernando Martins, director da Foton, recordou o historial desta empresa fundada em 1996 e propriedade da BAIC (Beijing Automotive Industry Holding Co.), sediada em Pequim, que, na génese, se dedicou à contrução de viaturas comerciais, das pickups aos camiões.
“É um dos maiores construtores de veículos comerciais no mundo e a maior na China", afirmou.
“Os veículos da marca contam com componentes de fabricantes mundiais, como a ZF, nas transmissões, ou as baterias da CATL”, referiu Fernando Martins, adiantando que a marca pretende entrar no mercado das frotas comerciais de pequena e média dimensão, na fileira logística de distribuição “a última milha”.
A última marca a ser apresentada na sessão foi a Aion, que representa também uma incursão no mundo eléctrico.
Rui Costa, director da marca, recordou os “longos anos” de colaboração do fabricante chinês com a Toyota, Honda e Mitsubishi, que lhe permitiram criar uma “qualidade de construção verdadeiramente notável”.
Neste momento, o fabricante disponibiliza apenas, em Portugal, o modelo Aion V, um SUV eléctrico disponível nas versões Premium e Luxury, com foco na autonomia (mais de 500 kms) e tecnologia.
Espera-se a chegada do utilitário Aion UT, no primeiro trimestre de 2026.