Sociedade

GNR recupera 19 viaturas furtadas em Espanha, França, Inglaterra e Suíça

16 abr 2022 09:12

Operação desenvolvida nos distritos de Leiria, Braga, Guarda, Lisboa, Porto e Viseu

gnr-recupera-19-viaturas-furtadas-em-espanha-franca-inglaterra-e-suica
Resultou na detenção de um homem e na constituição de outros quatro como arguidos
DR
Redacção/Agência Lusa

O cumprimento de 28 mandados de busca, esta semana, levou a GNR a recuperar 19 viaturas furtadas em Espanha, França, Inglaterra e Suíça.

A operação, que resultou na detenção de um homem e na constituição de outros quatro como arguidos, estendeu-se aos distritos de Leiria, Braga, Guarda, Lisboa, Porto e Viseu, tendo sido desenvolvida entre segunda e quarta-feiras, segundo um comunicado emitido pela força de segurança.

As operações foram lideradas pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC), do Comando Territorial de Viseu.

A acção resultou de uma investigação iniciada há mais de um ano, a crimes de furto qualificado, burlas a seguros, receptação, falsificação de documentos, detenção de armas proibidas e fraude fiscal, cumprindo os militares 28 mandados de busca, dos quais sete domiciliários, 18 em oficinas, armazéns e empresas e três em veículos.

No decorrer da acção foram ainda alvo de inspecção 1.172 veículos e constituídos arguidos quatro homens, entre os 34 e os 56 anos, por receptação e falsificação de matrículas, e detido um homem de 48 anos por posse de arma proibida, constituído arguido, a quem foi apreendida uma pistola, uma soqueira e várias munições.

No âmbito desta investigação, durante o último ano, a GNR diz terem sido cumpridas 45 buscas domiciliárias e não domiciliárias, que resultaram na apreensão de duas caçadeiras, uma pistola, várias munições, gás pimenta, dois bastões extensíveis, uma soqueira e material informático, e inspeccionados 1.400 veículos, que permitiram recuperar 40 viaturas, furtadas em países europeus.