Sociedade
GNR de Leiria recuperou quase 280 animais selvagens em 2021
Tartarugas, cobras, raposas, ouriços-caixeiro, abutres e morcegos estão entre as espécies protegidas resgatadas pela GNR. Foram ainda detidas três pessoas por crimes contra a vida selvagem.
Tartarugas, raposas, ouriços, morcegos, cobras, grifos, abutres ou aves estão entre os cerca de 280 animais considerados selvagens recuperados, no último ano, pela GNR no distrito.
De acordo com a Direcção do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) desta força de segurança, em 2021 foram ainda efectuadas no distrito três detenções por crimes contra a vida selvagem e “elaborados 19 autos de contra-ordenação aos infractores que danificaram habitats naturais das referidas espécies”.
Chefe da Secção do SEPNA da GNR de Leiria, o capitão Ricardo Vieira frisa que “muitas das situações” detectadas partem de alertas feitos por cidadãos.
Foi, aliás, o que aconteceu, em Abril último, com o resgate de uma tartaruga-leopardo-africana (Stigmochelys pardalis), que se encontrava a “vaguear” numa rua em Vila Facaia, no concelho de Pedrógão Grande.
Após o alerta efectuado por um popular, elementos do Núcleo de Protecção do Ambiente (NPA) de Pombal procederam à recolha do exemplar, “com 40 centímetros de comprimento e dez quilos de peso”, e entregaram-no nas instalações do Instituto da Conservação da Nature
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.