Economia

Geração Z "é mais tolerante para com os outros, tem um sentimento elevado de auto-aceitação, lida muito bem com a diferença e não é materialista"

5 abr 2021 11:07

Estudo da Associação Acção para a Internacionalização revela

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Jovens são mais propensos para o empreendedorismo
Yoav Aziz@Unsplash

Um estudo realizado pela AAPI - Associação Acção para a Internacionalização, fundada em Leiria, demonstra que a Geração Z, constituída por jovens nascidos entre 1995-2005, "é mais tolerante para com os outros, prefere interacções pessoais a digitais, tem um sentimento elevado de auto-aceitação, lida muito bem com a diferença e não é materialista".

A associação que apoia as PME portuguesas nos seus processos de internacionalização, no âmbito do projecto Export Chain to the Future, teve como objectivo analisar as tendências e comportamentos desta geração no que diz respeito à utilização de tecnologias e à forma como eles as considera e se apropria delas nas suas interacções.

“O que se pretende é dotar as empresas com informação fidedigna que lhes permita conhecer, incorporar e orientar os investimentos e tomadas de decisão empresariais, e adaptar-se aos novos modos de pensar e (inter) agir dos consumidores, num mundo cada vez mais tecnológico,” afirma Paulo Lopes, presidente da AAPI.

Para o responsável, o estudo identifica outras três conclusões importantes: "o voluntarismo que se consegue identificar nesta geração", que produz efeitos na propensão ao empreendedorismo, "aliado a uma criatividade e imaginação na procura de soluções para os problemas e o gosto pela auto-aprendizagem".

A Geração Z é naturalmente social, as redes sociais têm um grande impacto no seu tipo e comportamento de consumo, sendo uma geração mais impulsiva e com maior propensão para a compra de produtos e serviços online, ainda que também continue a querer visitar as lojas físicas, mesmo que nessas visitas não dispensem a utilização dos smartphones para comparar produtos e preços, consultar opiniões e opiniões e pedir conselhos a familiares e amigos.

Consulte o estudo completo aqui