Desporto

Futura academia de arbitragem vai nascer no Estádio Municipal de Óbidos

14 out 2024 14:39

A construção da 'Casa da Arbitragem' tem um custo estimado de 1,4 milhões de euros e a obra poderá arrancar ainda este ano

futura-academia-de-arbitragem-vai-nascer-no-estadio-municipal-de-obidos
O Município de Óbidos cedeu o terreno para a construção da Casa da Arbitragem
Município de Óbidos

É junto ao relvado sintético do Estádio Municipal de Óbidos que vai nascer a Academia APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol), um espaço há muito ambicionado pelas entidades portuguesas ligadas à arbitragem e ao futebol e que vai permitir formar novos profissionais.

O Município de Óbidos cedeu o terreno onde será erguida a 'Casa da Arbitragem' e a Federação Portuguesa de Futebol apoia a construção da infra-estrutura, cuja obra deverá ascender aos 1,4 milhões de euros e poderá começar ainda este ano.

“Esta será a casa da arbitragem, dos núcleos de árbitros, dos conselhos regionais de arbitragem. Todos podem e devem usufruir deste espaço e deste projecto pensado para todas as modalidades”, definiu Luciano Gonçalves, presidente da APAF, na cerimónia que deu a conhecer o local onde será construída a academia.

O dirigente, natural do concelho da Batalha, realçou que, com a academia, a APAF pretende “preparar os árbitros de hoje para o futebol de amanhã”. “E, para garantir excelência dos árbitros, são precisos espaços como estes”, rematou.

Também Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, destacou o “orgulho” da autarquia por ter sido escolhida para acolher este equipamento e garantiu que a futura Academia de Arbitragem “proporcionará condições únicas e de excelência para a formação de árbitros, amadores e profissionais”. Será “não apenas um espaço de treino, mas um verdadeiro centro de formação de árbitros, onde se pugna pela verdade desportiva e onde os árbitros aprenderão a ser justos, imparciais e a contribuir para a integridade do futebol”, salientou o autarca, citado em comunicado de imprensa.

Pedro Proença, ex-árbitro e presidente da Liga Portugal, Luís Godinho, presidente da Assembleia Geral da APAF, e José Fontelas, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, também estiveram presentes na cerimónia de apresentação da localização da academia.

A divulgação da localização do Centro de Estágios da arbitragem nacional aconteceu este sábado, 12 de Outubro, num fim-de-semana em que Óbidos acolheu o XXIII Encontro Nacional do Árbitro Jovem, evento que reuniu 120 árbitros com idades entre os 14 e 18 anos, oriundos de todo o país.