Sociedade

Floresta das Lebres: um 'santuário’ de biodiversidade que está a nascer na Maceira

7 abr 2024 08:00

Depois de dez anos a viver entre o Reino Unido, Índia e Grécia, Marta e Tiago radicaram-se na Maceira, Leiria, onde estão a transformar uma propriedade de família abandonada numa agro-floresta botânica

floresta-das-lebres-um-santuario-de-biodiversidade-que-esta-a-nascer-na-maceira
Tiago Pereira e Marta Domingues, com os filhos Xavier e Santiago, de dez e cinco anos
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Natural de Lisboa, mas com raízes familiares na zona de Tomar, Tiago Pereira frequentou um curso de cozinha e trabalhou, durante quase dez anos em Inglaterra, nas áreas da hotelaria e restauração. Já Marta Domingues nasceu na Maceira, em Leiria, formou-se em ciências políticas e internacionais e fez voluntariado. Conheceram-se dois meses antes de saírem de Portugal, ele para o Reino Unido e ela para a Índia.

Iniciaram um relacionamento, mas mantiveram os planos, que tiveram, no entanto, de ser ajustados, já que o projecto de voluntariado que Marta iria integrar durante um ano foi encurtado. Pelo que, ao fim de alguns meses, juntou-se a Tiago em Inglaterra, onde se fixaram-se numa vila nos arredores de Londres. “Era do tamanho da Maceira, mas com o ritmo da Marinha Grande”, compara Marta, que participou em projectos comunitários, trabalhou na hotelaria e a cuidar de idosos, algo que, diz, ter gostado “muito”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ