Viver
Fazunchar promove arte nas mais diferentes formas
Pinturas murais, residências artísticas, concertos, oficinas, visitas e exposições continuam a fazer parte da diversidade cultural apresentada pelo evento de Figueiró dos Vinhos
A arte urbana continua a dominar o programa do festival em Figueiró dos Vinhos, que decorre entre os dias 10 e 18 de Agosto, com o objectivo de promover a arte e cultura no concelho.
Trata-se de um festival multidisciplinar que celebra a arte nas suas mais diferentes formas, promovendo a integração do público e dos artistas numa comunhão com o meio envolvente, e que recebe da parte dos residentes um carinho e sentimento de pertença muito grande, adianta uma nota do festival.
Pinturas murais, residências artísticas, concertos, oficinas, visitas e exposições continuam a fazer parte da diversidade cultural apresentada pelo Fazunchar, que já se tornou numa referência no panorama da arte urbana nacional, como galeria de arte viva a céu aberto, que em muito contribui para o desenvolvimento da região.
O cartaz já é conhecido. Assim, no dia 12 de Agosto iniciam-se as pinturas murais/escultura que irão decorrer durante a semana pelo concelho de Figueiró dos Vinhos, da autoria dos vários artistas que estarão presentes este ano no festival: Fred Battle_Zoerism (França), Manolo Mesa (Espanha), Regg Salgado e Mariana Santos (Portugal).
Dois dias depois, pelas 10 horas, realiza-se uma visita guiada para crianças e à tarde desenrolar-se-á a oficina Thrásos, uma iniciativa de exploração artística multidisciplinar (escultura/ pintura) com Ricardo Romero, onde vão ser trabalhados conceitos de criação artística, bem como de ocupação em espaço público. A maior parte das actividades decorre nos dias 16, 17 e 18.
Visitas guiadas
A visita guiada pela Rota de Arte Urbana feita a pé num deambular pelo centro histórico que mostra um roteiro que tem vindo a crescer devido ao acréscimo de pinturas de ano para ano, acontece na sexta-feira, a partir das 17:45 horas.
Nesta visita são revelados os artistas que passaram pelo Fazunchar, através das pinturas que vão deixando no festival.
Na primeira noite do festival, no Museu e Centro de Artes, são anunciados os resultados das três residências artísticas: Inesa Markava, Pedro Coquenão (Batida) e Sílvia Santos.
A jornada artística de Sílvia Santos, artista plástica especializada em Stop Motion, “é um testemunho da sua versatilidade e paixão pela expressão visual”.
Logo a seguir, às 22 horas, é possível acompanhar a visita dançada com Inesa Markava, “para a qual a dança contemporânea, as novas linguagens coreográficas e outras formas de expressão corporal tornaram-se o seu principal interesse para descobrir e desenvolver e, no caso específico do Fazunchar, uma dinâmica, através de linguagem não verbal do corpo em movimento, de exploração do espaço arquitetónico da vila”.
Pouco depois, é apresentado o resultado da última residência artística, de Pedro Coquenão (Batida), cuja experiência em Figueiró dos Vinhos impulsionou a criação artística, através do desenvolvimento de diversos processos, no território físico e imaterial.
O último momento da noite arranca à meia-noite com o DJ Xandi Rehael.
O sábado arranca com A Rota dos Fregueses de Autocarro, pelas 9:30 horas. “É uma visita que leva os visitantes ao interior profundo do concelho, às freguesias e mostra aldeias pitorescas, onde a água e os ribeiros ganham corpo, locais onde também as pinturas foram chegando, e onde os habitantes mais solitários encontraram companhia durante uma semana cheia de partilhas”.
Conversa com artistas
O Jardim do Museu e Centro de Artes recebe, pelas 21:30 horas a Roda de Conversa com os Artistas, onde serão partilhadas experiências ao longo da sua passagem pelo Fazunchar.
O festival continua, às 22:30 horas, com o concerto de Mimicat, vencedora do Festival da Canção em 2023, e às 23:30 horas, com os Beatbombers, dupla constituída por DJ Ride e Stereossauro.
A noite termina com os DJs An Alpha Betos.
O último dia do Fazunchar, domingo, começa no Jardim Parque Municipal com o piquenique comunitário, que envolve todos em espírito de festa e união, fortalecendo assim os laços entre os membros da comunidade, a partir das 12 horas.
Às 15 horas terá lugar a oficina de Serigrafia aberta a toda a comunidade com Dois Demónios (colectivo criativo composto pelos ilustradores e designers gráficos André e Laura).
Com as suas colecções irreverentes que ganham vida em peças têxteis, Dois Demónios trazem a magia da serigrafia, de uma maneira acessível e divertida.
O Fazunchar 2024 chega ao fim com a visita guiada Obras, pelas 17:45 horas, onde se poderá contemplar todas as obras efectuadas nesta edição, além de integrar ainda a passagem por algumas obras feitas em edições anteriores.
“O nome FAZUNCHAR significa Fazer. Pertence a um dialeto local, o laínte, usado outrora no território pelos comerciantes para que não fossem entendidos. E é o que se pretende, fazer, redesenhar mundos com a curadoria de Ricardo Romero”, refere a nota de imprensa.