Sociedade
Faleceu o sociólogo Moisés Espírito Santo
Natural da Rebolaria, Batalha, era professor catedrático jubilado da Universidade de Lisboa e destacou-se nos domínios da sociologia das religiões e sociologia rural. Faleceu esta noite, aos 90 anos
Professor catedrático Jubilado da Universidade Nova de Lisboa, sociólogo e etnógrafo Moisés Espírito Santo faleceu, esta noite, aos 90 anos. Era natural da Rebolaria, concelho da Batalha, e destaco-use nos domínios da sociologia das religiões e sociologia rural.
Nascido no seio de uma família de agricultores emigrou para Paris, França, onde frequentou a École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), instituição na qual se diplomou em sociologia rural em 1976. Viria depois a defender uma tese sobre Sociologia das Religiões pela mesma instituição universitária, acabando, mais tarde, por lhe ver reconhecido o grau de doutoramento.
Em 1980 regressou a Portugal, ingressando como docente na Universidade Nova de Lisboa, tendo leccionado nas áreas da Sociologia Rural, da Sociologia das Religiões, Etno-Sociologia das Sociedades Mediterrânicas e Sociologia do Quotidiano. Dirigiu mestrados e teses de doutoramento. Em 1995, foi promovido a professor catedrático, jubilando-se me 2004.
Ao longo da sua carreira, esteve ligado a várias instituições, como a Associação de Estudos Rurais e o Instituto Mediterrânico da Universidade Nova de Lisboa, organizações que fundou e presidiu. Esteve também na fundação do Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões da Universidade Nova de Lisboa.
Durante vários anos, Moisés Espírito Santo foi cronista no JORNAL DE LEIRIA.