Economia
Fábrica de cannabis medicinal arranca produção este ano
Unidade de Figueiró dos Vinhos espera empregar 120 pessoas

Apesar do desinvestimento de alguns grupos na produção de cannabis medicinal no País, no distrito de Leiria mantêm-se os projectos para a implementação de fábricas desta natureza. Em Caldas da Rainha, o projecto da Aldeia Cannabis segue a todo o vapor na Zona Industrial de Santa Catarina. Já em Figueiró dos Vinhos, a unidade produtiva da Emeraldestiny deverá começar a laborar ainda no primeiro semestre deste ano.
No mês passado, numa nota de imprensa enviada à Lusa, a empresa canadiana Tilray, que inaugurou em 2019 a sua fábrica de produção de cannabis medicinal em Cantanhede, e empregava cerca de 200 trabalhadores, anunciou que iria dispensar 49 colaboradores.
“O processo de redimensionamento está ligado à necessidade de adaptar a dimensão da empresa às verdadeiras dimensões do mercado, que se esperava que fosse maior (internacionalmente) neste momento. Assim, a empresa teve que reduzir a sua dimensão e custos, por forma a estar em linha com o mercado actual”, justificava fonte oficial da Tilray, que opera sobretudo com mercado externo.
Também no mês passado, quatro anos depois de ter chegado a Portugal, onde tem estufas em Odemira e uma unidade de transformação em Setúbal, a colombiana Clever Leaves anunciou o encerramento de todas as operações no País. Passará a produzir exclusivamente na Colômbia, onde encontra “baixos custos de mão-de-obra” e “clima agrícola ideal”.
Em contraciclo, a Emeraldestiny deverá arrancar com a produção de cannabis medicinal em Figueiró dos Vinhos ainda durante o primeiro semestre de 2023. Faltam terminar ainda algumas obras, às quais se sucederá a chegada das plantas e a respectiva inspecção do Infarmed, adianta ao nosso
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.