Viver
Extramuralhas anuncia datas e inclui o Castelo de Leiria no programa
Após dois anos de interregno e depois de muita reflexão, a Fade In confirma que há Extramuralhas em 2022
A música do Extramuralhas, que não se realizou em 2020 e 2021, vai escutar-se no Castelo de Leiria, de onde o festival inicialmente baptizado Entremuralhas esteve afastado em 2018 e 2019 devido a obras de grande dimensão no monumento.
A associação Fade In anunciou que em 2022 a programação do festival gótico (e também de outras estéticas) inclui o Castelo de Leiria e, como já sucedeu nas duas últimas edições, o Jardim Luís de Camões, o Teatro José Lúcio da Silva e a discoteca Stereogun.
A décima primeira edição do festival até 2017 denominado Entremuralhas está agendada para os dias 25, 26 e 27 de Agosto, na sequência de uma reflexão demorada, admite a Fade In.
“Ponderámos bastante sobre se devíamos ou não avançar com a décima primeira edição deste singular projecto. Após dois anos de ausência forçada devido às restrições da pandemia, tínhamos muita vontade de voltar, mas ainda pairava em nós algum medo. Um receio que nos tirava aquela confiança e energia que são tão necessárias para erguer cada um destes eventos que se tornam memoráveis nas nossas vidas. E quando, finalmente, tínhamos atenuado esse medo, zás, surgiu a guerra... E com ela mais receios”, explicam os organizadores, numa mensagem divulgada nas redes sociais.
“Perante a monstruosidade da hedionda invasão da Rússia à Ucrânia, nada do que possamos anunciar ou fazer tem, verdadeiramente, importância. Todavia, estamos vivos. E isso, no mundo esquizofrénico e vil de hoje, é um bem precioso. Tão precioso que faz sentido honrá-lo e celebrá-lo, agora mais que nunca, com o empenho, a dedicação, a dádiva, o respeito e a ética de sempre. E, claro, com a discrição, serenidade e a consciência que o momento exige...”, conclui a Fade In.