Viver
Exposições: Inactual – Ex Materia
Caldas da Rainha
Até 12 de Dezembro de 2025
Colectiva de arte contemporânea
Organização: Pogo Teatro
Artistas: Ricardo Tocha, Miguel Cardinho, Ruy Otero, Bruno Cecílio, Guilherme Silva, João Timóteo, Rita Belchior, Pedro Cabral Santo, Nuno Bettencourt, Simão Fumega, Rita Só, Matilde Teixeira e Luis Elgris
Galeria de Exposições do Espaço Turismo de Caldas da Rainha
Segunda a sexta: 9h–13h e 14h–17h
Sábados: 11h–16h
Sete artistas visuais e quatro performers estão representados na exposição Inactual – Ex Materia, inaugurada neste sábado, 15 de Novembro, em Caldas da Rainha.
Patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo de Caldas da Rainha, a exposição “explora a criação como prática de prolongamento”, ou seja, “um gesto de reactivação de resíduos da matéria física e digital, num tempo marcado pelo excesso, pela acumulação e pelo descarte rápido”.
Na nota de divulgação pode ler-se também que a iniciativa “é um convite a olhar para os rastos do tempo e a descobrir neles novas formas de significado”. Uma reflexão “sobre a criação a partir do que resta”.
“A exposição prolonga-se em debates e performances, onde o que sobra é, afinal, o que permanece por descobrir. A não perder, como se costuma dizer”, é referido no mesmo texto.
Inactual – Ex Materia “convoca olhares atentos para o que persiste quando tudo parece descartável”.
Participam os artistas visuais Ricardo Tocha, Miguel Cardinho, Ruy Otero, Bruno Cecílio, Guilherme Silva, João Timóteo, Rita Belchior, Pedro Cabral Santo e Nuno Bettencourt e os performers Simão Fumega, Rita Só, Matilde Teixeira e Luis Elgris.
Organizada pelo Teatro Pogo, a exposição conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes e do Município de Caldas da Rainha
Na Galeria do Espaço Turismo de Caldas da Rainha têm sido acolhidas exposições temporárias das mais diversas áreas, que, para o município de Caldas da Rainha, reafirmam que a criatividade é um factor estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.