Viver
Exposição Artistas na Fábrica: catálogo, doação e 13 mil visitantes
A família de Tereza Arriaga anunciou a intenção de doar desenhos da artista ao município de Leiria

A exposição Artistas na Fábrica – Tereza Arriaga, Jorge de Oliveira, Manuel Filipe | 1943-1945, que pode ser vista até 15 de Junho de 2025 no museu m|i|mo, em Leiria, reúne obras que testemunham as condições de trabalho do operariado fabril durante a Segunda Guerra Mundial.
Reflectindo o compromisso dos artistas com a realidade social da época, a exposição inclui desenhos a carvão de Manuel Filipe, retratos de meninos-operários da Nacional Fábrica de Vidros da Marinha Grande por Tereza Arriaga e desenhos de Jorge de Oliveira realizados na fábrica de cimentos da Maceira-Liz.
Segundo o município de Leiria, conta com mais de 12.900 visitantes desde a inauguração em Junho do ano passado.
Em paralelo, foi recentemente inaugurada a exposição O Nosso Olhar – um colectivo a partir de Artistas na Fábrica – Desenho, Fotografia e Media Art, que resulta da colaboração entre escolas de Leiria e da Marinha Grande, com a mediação da coordenadora do Plano Nacional das Artes na região de Leiria, envolvendo alunos em actividades que exploram a interseção entre arte, história e sociedade.
No sábado, 12 de Abril, foi lançado no m|i|mo o catálogo de Artistas na Fábrica – Tereza Arriaga, Jorge de Oliveira, Manuel Filipe | 1943-1945, exposição que tem curadoria de Raquel Henriques da Silva e Emília Margarida Marques, museografia de Humberto Dias e design de Inês do Carmo.
No mesmo dia, Jorge de Arriaga de Oliveira, filho de Tereza Arriaga e Jorge de Oliveira, anunciou a intenção da família de doar ao município de Leiria todos os desenhos de Tereza Arriaga presentes na exposição.