Sociedade

Estudo prévio do Parque Verde de Pombal prevê piscina ao ar livre

27 jul 2024 11:57

A criar na Quinta do Emporão, junto à malha urbana da cidade de Pombal e ao rio Arunca, o parque verde terá também um centro de interpretação

estudo-previo-do-parque-verde-de-pombal-preve-piscina-ao-ar-livre
Parque verde vai nascer junto ao actual corredor ribeirinho
Jacinto Silva Duro

O Município de de Pombal vai apresentar brevemente, na sequência das Festas do Bodo, o Estudo Prévio do Parque Verde Urbano da cidade. Esta é uma ambição antiga dos munícipes, conforme frisou ao JORNAL DE LEIRIA o presidente da Câmara, Pedro Pimpão (PSD), que agora vê serem lançadas as bases de concretização do projecto.

Uma das valências previstas é a piscina ao ar livre, mas também está planeado um parque canino e um centro de interpretação ambiental. Depois de vários anos a negociar a compra de terrenos, a Câmara de Pombal aprovou em 2023 a compra de 67 mil metros quadrados de propriedade, num investimento de 1,8 milhões de euros, para a concretização do Parque Verde Urbano. O espaço localiza-se na Quinta do Emporão, junto à malha urbana da cidade de Pombal, ao rio Arunca e ao Itinerário Complementar 2.

Sem indicar data para o início da obra, Pedro Pimpão sublinha que o avançar deste projecto é uma das conquistas do seu primeiro mandato à frente do Município de Pombal. “Depois de mais de duas décadas em negociações do terreno, nós conseguimos concretizar a compra e finalizar uma situação que se arrastava há muito tempo”, constatou ao JL.“Estamos em condições agora de apresentar o projecto para o Parque Verde, que é uma das iniciativas mais ambicionadas pelos pombalenses”, frisou.

Segundo adianta o presidente, o Estudo Prévio contempla “várias valências”, entre as quais uma piscina ao ar livre, “que há muitos anos era ansiada pelas pessoas”. O parque vai contar também com um “Centro de Interpretação Ambiental, um parque canino”, para além de “um conjunto de ciclovias e percursos pedonais”. Pedro Pimpão considera que este é um projecto “muito atractivo”, que vai valorizar a cidade de Pombal.

Em declarações à agência Lusa, ainda em 2023, Pedro Pimpão lembrava que este era um investimento que estava “previsto na Área de Reabilitação Urbana Seixo/Emporão, que foi aprovada por unanimidade também na Assembleia Municipal, ou seja, é um dos projectos previstos para intervenção nesta zona da cidade”.

Durante o período de auscultação pública no âmbito do Plano de Acção Pombal 2030, no qual os cidadãos foram chamados a pronunciar-se, a criação de um parque verde na cidade foi “das acções mais priorizadas pela população como sendo a mais importante a realizar nos próximos anos”.

Ao JORNAL DE LEIRIA, Pimpão apontou este como um dos projectos a destacar do seu primeiro mandato como presidente da Câmara, juntamente com o programa Pombal 2030 e os diversos avanços técnicos e burocráticos na estruturação de um Pólo de Inovação e Conhecimento, ligado ao Instituto Politécnico de Leiria, que traz o ensino superior para Pombal. Estão assim lançadas, frisou, as bases para a concretização dos projectos mais ambiciosos que o seu executivo delineou para o desenvolvimento do município