Sociedade
Estudantes do Politécnico de Leiria criam novos interruptores para brinquedos adaptados
O módulo emissor poderá substituído por um dispositivo móvel com sistema operativo Android, utilizando um aplicativo que acciona os brinquedos através de toque no ecrã ou sensor de proximidade.
Estudantes e docentes da licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Politécnico de Leiria criaram dois novos interruptores para brinquedos adaptados, destinados a crianças com necessidades especiais.
Os estudantes Wilson Conniott e Marcos Soares, e os docentes Hugo Gomes e Nuno Vieira Lopes, da licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria criaram dois novos interruptores para brinquedos adaptados, com e sem fios, para serem usados no âmbito da campanha Mil Brinquedos, Mil Sorrisos, uma iniciativa pioneira que o Politécnico de Leiria dinamiza desde 2007, adianta o IPL em nota de imprensa.
O sistema com fios é um interruptor de proximidade, também sensível ao toque, mais simples, barato e funcional que o anteriormente desenvolvido no Departamento de Engenharia Elcetrotécnica. Já o sistema sem fios é constituído por um módulo emissor (com sensor de proximidade) e por um módulo recetor conectado a um ou mais brinquedos.
O módulo emissor poderá substituído por um dispositivo móvel com sistema operativo Android, utilizando um aplicativo que acciona os brinquedos através de toque no ecrã ou sensor de proximidade, explica ainda o comunicado do IPL.
A equipa desenvolveu os novos interruptores no projecto B2A: Botões para Brinquedos Adaptados, no âmbito da unidade curricular de projecto, e o trabalho visa ser um contributo mais técnico e útil para a campanha Mil Brinquedos, Mil Sorrisos.
Desde 2007, o Politécnico de Leiria já recolheu, adaptou e distribuiu voluntariamente mais de cinco mil brinquedos no âmbito da campanha Mil Brinquedos, Mil Sorrisos.