Desporto
Especialistas temem decréscimo no número de crianças a praticar desporto
Casos de crianças que não sabem saltar de uma cadeira para o chão ou que não sabem correr já surgem dentro do consultório e preocupam especialistas, que alertam para a importância do brincar
![especialistas-temem-decrescimo-no-numero-de-criancas-a-praticar-desporto](https://web.jornaldeleiria.pt/uploads/5/o/g/crianca-com-telemovel-freepik-770x470-5ogb.jpg)
“Começamos a ter os primeiros adultos com as consequências de uma infância menos mexida. Tenho crianças que, numa fase precoce, não se conhecem a elas próprias, no mundo que as rodeia. Isso, a nível motor, sensorial e a nível do mapeamento corporal, é grave. Leva-nos para crianças que não sabem saltar ou correr, têm medo de saltar de uma cadeira para o chão”. O fisioterapeuta de atletas de elite, Rui Faria, alertou para uma realidade que já surge em consultório e que deixou de ser um problema do futuro.
A falta de actividade física, de movimento e do brincar nas crianças e jovens já está a criar problemas graves ao nível da literacia motora dos adultos que tiveram uma infância limitada ao brincar dentro de um quarto, à luz dos ecrãs.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.