Sociedade
Escolas do distrito recolheram mais de 21 toneladas de lixo electrónico
De um total de 28 participações, 18 conquistaram cheques-prenda num valor total de mais de dois mil euros

Na 14.ª edição da iniciativa “Escola Electrão”, participaram 28 estabelecimentos de ensino do distrito de Leiria. Juntos, recolheram mais de 21 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados no último ano lectivo.
De um total de 59 escolas inscritas, apenas 28 participaram activamente na recolha e, dessas, 18 conquistaram cheques-prenda com um valor global de mais de dois mil euros.
Do concelho de Leiria, acederam à iniciativa: a Associação de Bem Estar dos Parceiros, o Colégio Dinis de Melo, a Escola Básica D. Dinis, a Escola Básica de Arrabalde, a Escola Básica de Coimbrão, a Escola Básica Dr. Correia Alexandre, a Escola Básica José Saraiva, a Escola Básica n.º 1 de Marrazes, a Escola Básica n.º 2 de Marrazes, a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira e a Escola Secundária Domingos Sequeira.
Do concelho da Marinha Grande, envolveram-se: a Escola Básica Guilherme Stephens, a Escola Básica João Beare, a Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho, a Escola Profissional e Artística da Marinha Grande e a Escola Secundária Pinhal do Rei, bem como o Colégio Frei Cristóvão, a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e a Escola Secundária Raul Proença, do concelho das Caldas da Rainha.
Do concelho de Pombal colaboraram com o projecto a Escola Básica de Vieirinhos e o Externato Liceal de Albergaria dos Doze e, no concelho de Ansião, a Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello e a Escola Básica n.º 2 de Avelar.
Dos concelhos de Porto de Mós, Nazaré, Peniche, Batalha e Alcobaça participaram a Escola Básica de Pedreiras, a Escola Básica de Valado dos Frades, a Escola Básica do Filtro, a Escola Básica e Secundária da Batalha e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, respectivamente.
Do concelho de Ourém, colaboraram o Colégio de São Miguel de Fátima, a Escola Básica 4.º Conde de Ourém, a Escola Básica de Caxarias, a Escola Básica de Cercal, a Escola Básica de Fontainhas da Serra e o Jardim Infantil do Centro Social e Paroquial da Atouguia.
O Colégio de São Miguel sagrou-se no terceiro lugar a nível nacional, com 1.222 quilos de pilhas e lâmpadas recolhidas.
Para o desafio “Repórteres Electrão”, que desafia os alunos a criarem reportagens vídeo sobre reciclagem com várias temáticas, foram premiadas a Escola Básica nº 1 de Marrazes e a Escola Básica 2/3 José Saraiva.