Economia

Ervas aromáticas, um produto que ganha raízes nas cozinhas da região

20 set 2025 15:30

Os consumidores interessam-se cada vez mais pelas ervas aromáticas, que tanto aplicam na culinária como na produção de artigos de limpeza e cosmética. Viveiros atentos a este nicho de mercado

ervas-aromaticas-um-produto-que-ganha-raizes-nas-cozinhas-da-regiao
.
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Por influência da gastronomia internacional, por curiosidade, pela vontade de reduzir a presença de sal nas refeições, há uma procura crescente por ervas aromáticas, negócio que vai ganhando espaço nos viveiros da região de Leiria. Mas não só. A utilização destas plantas ganha adeptos entre quem aprecia produzir os seus próprios artigos de cosmética e de limpeza.

Sara Simões, uma das responsáveis pelos viveiros Quinta da Gândara, empresa de Leiria, explica que o negócio desta família teve início há mais de quatro décadas com a comercialização de árvores de fruto. Ao longo do tempo, a Quinta da Gândara foi crescendo – emprega cerca de uma dezena de colaboradores - e foi diversificando também a sua oferta. E hoje, além de disponibilizar plantas ornamentais, de interior e exterior, vende ainda ervas aromáticas.

Sara Simões realça que, através da loja online, as ervas aromáticas são de resto um dos artigos que mais vende por todo o País. “Salsa, coentros, orégãos, cebolinho, tomilho e hortelã de vários tipos” são algumas das principais escolhas dos consumidores. Além dos imigrantes, também os portugueses apreciam cada vez mais. “Est&atild ...

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ