Sociedade

Equipa do Politécnico de Leiria alcança quarto lugar na Formula Student Portugal 2024

12 set 2024 16:38

Veículo eléctrico e autónomo da LART esteve pela primeira vez em competição

equipa-do-politecnico-de-leiria-alcanca-quarto-lugar-na-formula-student-portugal-2024
.
DR

A Leiria Academic Racing Team (LART), do Politécnico de Leiria, estreou o VOIDSTER, veículo com propulsão eléctrica e capacidade para condução autónoma, na Formula Student Portugal 2024 (FSPT24), onde obteve o terceiro lugar em várias provas parcelares, e o quarto lugar na geral.

A competição realizou-se entre os dias 3 e 7 de Setembro, em Castelo Branco.

Após ter ganho a competição em 2023, na classe de projecto, a equipa LART esteve em destaque na FSPT24, onde participaram 22 equipas, das quais 12 com veículo eléctrico. Destas equipas, apenas quatro conseguiram realizar todas as provas, tendo uma delas sido a LART, informa o politécnico.

"As equipas que ficaram mais bem posicionadas têm mais experiência acumulada e veículos em fim de desenvolvimento. O VOIDSTER, do Politécnico de Leiria, esteve pela primeira vez em competição neste evento e foi frequentemente parabenizado nas exigentes verificações técnicas por parte da organização. Estando a competir pela primeira vez, o veículo tem ainda um ano para desenvolvimento e optimização, para a participação em competições em 2025", afirma João Fonseca Pereira, professor de Engenharia Automóvel e um dos faculty advisors da LART.

A equipa terminou com sucesso a prova de endurance, que consiste em 22 voltas à pista, com cerca de 22 quilómetros, realizadas por dois pilotos, sendo a prova mais longa e exigente, que põe à prova a fiabilidade do veículo, prossegue o politécnico, em nota de imprensa.

"Atendendo à precaução imposta pela equipa, que limitou a potência do veículo e outros parâmetros, a bateria chegou ao final da prova ainda com cerca de 40% de carga, o que destaca o potencial do veículo para optimização do seu desempenho. Toda a prova foi realizada com muito empenho e motivação por parte de todos os estudantes, que trabalharam como uma verdadeira equipa profissional, com uma disciplina exemplar, mas, também, com muita cautela atendendo à pouca experiência com o veículo, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista do desempenho dos pilotos", salienta João Fonseca Pereira.

Constituída actualmente por 47 elementos de diferentes cursos do Politécnico de Leiria, a equipa vai agora sofrer algumas renovações, uma vez que diversos estudantes estão a terminar o seu ciclo académico. Ainda assim, o primeiro veículo eléctrico e autónomo da instituição vai continuar em evolução, com o intuito de participar em competições europeias, em 2025, informa a mesma fonte.