Sociedade
Época balnear 2024 arranca no concelho de Caldas da Rainha no dia 15
Programa Bandeira Azul 2024 inclui 35 iniciativas dinamizadas pelo município em parceria com entidades locais
A época balnear das Caldas da Rainha tem início oficial marcado para o dia 15, sábado.
Em 2024, as praias do concelho de Caldas da Rainha Foz do Arelho-Lagoa e Foz do Arelho-Mar acumulam sete galardões de “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Qualidade de Ouro”, atribuídas a ambas as praias, e a distinção "ZERO Poluição" relativa à Praia Foz do Arelho-Mar.
A distinção ZERO Poluição de 2024, atribuída pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, foi atribuída a 59 praias portuguesas, cinco das quais na Região Oeste.
O Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos (CILO) foi recentemente distinguido como Centro Azul pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, juntando-se a um conjunto de apenas 15 centros existentes no País.
Este ano, o programa de educação ambiental a realizar no âmbito do Programa Bandeira Azul 2024 inclui 35 iniciativas dinamizadas pelo Município de Caldas da Rainha em parceria com entidades locais.
Nesta época balnear, haverá uma campanha ambiental dirigida a bares e restaurantes de praia "O que é da esplanada não voa para a praia", visando a prevenção da poluição do areal com resíduos e embalagens.
Destaque, ainda, para as atividades desportivas e culturais agendadas para as zonas balneares de Salir do Porto, Foz do Arelho e Nadadouro, como o Duna Beats (dia 22 de Junho, em Salir do Porto), a 2.ª etapa do Portugal Beach Handball Tour 2024 (6 e 7 de Julho, na Foz do Arelho), o Prémio Joaquim Agostinho de ciclismo – 47.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras (12 de Julho, na Foz do Arelho), o Foz Beats (17 a 20 Julho, na Foz do Arelho) e o Trail dos Flamingos (8 de Setembro, no Nadadouro), entre outras.